Padronização dá novo aspecto à polêmica Feira do Guanabara

Barracas padronizadas e melhores condições para o trabalho
Secom/Gidelzo Silva

O representante da Associação dos Feirantes e Comerciantes do Guanabara, José Antônio Santos, elogiou o projeto de requalificação das feiras livres do município. Trabalho voltado para a organização dos espaços e para a construção de uma identidade visual mais agradável para ilheenses e visitantes. Na última semana, a Feira do Guanabara, localizada no centro da cidade, recebeu 60 barracas padronizadas e confeccionadas com lona e alumínio. Solicitada pelo prefeito Jabes Ribeiro ao presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (Car), Vivaldo Mendonça, a ação é coordenada em Ilhéus pela Secretaria de Indústria e Comércio (Sedic).

Segundo José Antônio Santos, com a padronização das barracas locais, a tradicional Feira do Guanabara melhorou de forma considerável o seu aspecto visual, beneficiando, com isso, vendedores e consumidores. “Trabalhar em um local organizado é sempre melhor. É uma situação que beneficia todo mundo. Inclusive os compradores. Com a chegada das barracas, passamos a ter uma feira mais agradável e organizada”, avaliou o representante da associação.

Do mesmo modo, na opinião de Ezequias Alves, que comercializa tempero verde no local há 16 anos, as barracas padronizadas tornaram o ambiente mais leve e agradável. “Foi uma iniciativa muito boa da Prefeitura de Ilhéus. Com uma feira mais arrumada, podemos atender melhor as pessoas”, disse. Por sua vez, Maria Pereira, presente no Guanabara há 24 anos com sua barraca de coco e dendê, lembrou que a organização é o melhor caminho para um bom atendimento. “Feirantes e consumidores gostaram bastante”, destacou.

Barracas – De acordo com o secretário municipal de Indústria e Comércio (Sedic), Roberto Garcia, neste primeiro lote de 150 barracas, 60 foram entregues aos vendedores da Feira do Guanabara e as demais aos integrantes dos projetos criativos do Pontal (30 unidades), Hernani Sá (30), Olivença (20) e Conquista (10). “Vale ressaltar que, além dessas 150 unidades, o prefeito estamos esperando um segundo lote para beneficiar a Central de Abastecimento do Hernani Sá e outros projetos de economia criativa”, acrescentou o titular da Sedic.